Depositphotos_38337841_m-2015.jpg.jpeg

Vale a pena colocar certificados online no LinkedIn?

Os profissionais em busca de oportunidades na carreira precisam atender aos requisitos mínimos da área de atuação e também se diferenciar dos demais através de conhecimentos e atitudes relevantes.

Uma estratégia de diferenciação bem efetiva é o uso da rede social LinkedIn, que conecta profissionais e empresas em um ambiente onde todas as características e conhecimentos divulgados são relevantes, inclusive os certificados online de cursos realizados, prêmios conquistados ou indicações de ex-chefes e colegas de trabalho.

Aliás, os cursos online e seus certificados demonstram, além da capacitação adquirida, que o profissional também está atento e acompanha as inovações do mercado de educação à distância.

No post de hoje, falaremos sobre a importância do cadastro completo no LinkedIn.

Como funciona essa rede?

linkedin

Diferentemente das redes sociais de relacionamento, o LinkedIn tem como propósito principal conectar profissionais e empresas do mercado, favorecendo oportunidades de trabalho e de conexões entre pessoas inovadoras e de referência, que atuam através de grupos de interesses comuns.

Dessa forma, o LinkedIn não é somente uma plataforma da divulgação de vagas de emprego e currículo de candidatos, mas um ambiente onde novas ideias e discussões podem gerar novos negócios ou maneiras mais eficazes e inovadoras para gerir uma empresa ou criar um produto.

Como deve ser o perfil do profissional no LinkedIn?

O preenchimento do perfil do usuário da rede LinkedIn é fundamental para o sucesso de seu networking, mesmo que ele seja uma pessoa tímida. É preciso lembrar que todo ambiente online é passível de ser pesquisado por ferramentas de pesquisa, seja na própria de rede social, ou por outros mecanismos de recrutamento.

Por isso, se o indivíduo almeja trabalhar na área da construção civil, precisa ter em seu perfil informações que o liguem ao setor, e nada mais enriquecedor do que informações de cursos e palestras que realizou e acompanhou.

É essencial também que as formas de contato estejam sempre atualizadas e disponíveis. Se o candidato não deseja informar telefones pessoais, outras conexões como email, Skype e Messenger devem estar sempre atualizadas e disponíveis.

Devo adicionar cursos, certificados online e palestras no perfil?

certificado-online

Os certificados online de cursos e palestras devem ser inseridos na plataforma porque demonstram a busca por conhecimento especializado e também a familiaridade do candidato com tecnologias ligadas à educação contínua.

Muitas empresas optam por criar universidades online para treinamento de seus funcionários, e demonstrar intimidade com essas ferramentas também diferencia o profissional.

O profissional deve buscar cursos que tenham credibilidade no mercado, fortalecendo seu conhecimento e sua propaganda online. Alguns deles já possuem formas específicas de divulgação no LinkedIn.

CALLTOACTION2

Como ter um currículo mais atrativo e atualizado?

Algumas empresas recrutam essencialmente através do LinkedIn, por isso o perfil na rede deve ser preenchido de forma inteligente e atrativa. É preciso lembrar que as informações compartilhadas com as conexões e a participação em grupos de discussão também formam a característica do profissional.

Recomendar outros profissionais e receber recomendações enriquece o currículo, além de ter uma descrição compatível com a personalidade e o estilo de trabalho.

Quanto mais detalhado for o perfil do usuário no LinkedIn e maior for seu número de certificados online, participação de palestras, prêmios e reconhecimento de outros profissionais, melhor posicionado estará o perfil para as grandes empresas, mesmo aqueles usuários da conta básica do LinkedIn, que é gratuita.

É preciso considerar que, na atualidade, boa parte das relações se dá através do ambiente online, e estar à frente dos demais candidatos nesse quesito vai dar mais chances ao profissional que busca desafios e oportunidades de crescimento na carreira.

FAÇA O DOWNLOAD DO PAINEL CANVAS PESSOAL:

CALLTOACTION1

Qual sua estratégia de uso do LinkedIn? Você já foi contatado por empresas através dele? Quer saber como melhorar sua visibilidade? Comente suas dúvidas.

alexMe. ALEXANDER TERRA ANTUNES

Coautor de diversos livros, formado em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Projetos, especialista em Gestão de Processos e Mestre em Administração com ênfase em Marketing.