Strategy and management as a concept

Processos de Gerenciamento de um projeto

Conforme o PMBOK® 5ª edição, o gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas com um único objetivo, que é entregar o que foi acordado. O gerenciamento de projetos é quase uma obsessão pelo fato de seguir um plano preestabelecido. Assim, os processos que compõem o PMBOK® 5ª edição são organizados por um conjunto de atividades e são estruturados por esse Guia em entradas, ferramentas e saídas.

Para que você possa visualizar melhor o que foi explanado acima, ilustramos na Figura 1 uma linha de produção na qual se pode observar as entradas, ferramentas de transformação e saídas para um novo processo.

oss

 No tocante à equipe, o PMBOK® 5ª edição traz alguns pontos importantes para que um projeto seja bem-sucedido. São eles:

– selecionar os processos para cumprir os objetivos do projeto;

– usar uma abordagem definida, que pode ser adaptada para cumprir os objetivos;

– estabelecer e manter uma comunicação entre as partes interessadas e o engajamento delas;

– cumprir os requisitos necessários para atender às necessidades e expectativas das partes interessadas;

– obter o equilíbrio entre as demandas concorrentes de escopo, organograma, orçamento, qualidade, recursos e riscos, para criar um produto, serviço ou resultado específico.

ebookprocessos

Recomendo que leia os nossos artigos os quais aprofundamos  em relação aos grupos de processos de gerenciamento de projetos, os quais são importantes para uma condução eficaz destes.

CALLTOACTION2

Até a próxima e Pense Gestão!

 

alexMe. ALEXANDER TERRA ANTUNES

Coautor de diversos livros, formado em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Projetos, especialista em Gestão de Processos e mestre em Administração com Ênfase em Marketing.

 

Referência:

PMBOK – Project Management Institute. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK®). 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.