Perfil do Gestor de Projetos

pense gestão

Gerenciar projetos em cenários macroeconômicos estáveis “de per si” já é um desafio, agora imagine tudo isto em um cenário econômico caótico como o do Brasil atualmente.

Neste contexto o desafio da gestão de projetos torna-se muito maior e exige dos profissionais as capacidades que vão além das técnicas, haja vista que as empresas vivem um contexto de sobrevivência em um cenário altamente competitivo, o que leva a reduções de custos e cortes nos investimentos, o que significa na prática, redução de projetos de um modo geral.

E o que as empresas estão buscando neste momento são profissionais que tenham a capacidade de fazer mais com menos, profissionais que realmente estejam alinhados com os objetivos estratégicos e sejam capazes de liderar a mudança de forma eficaz.

BAIXE O NOSSO E-BOOK SOBRE PROJETOS!

http://conteudo.pensegestao.com.br/

Neste sentido o PMI começou a rever o perfil do Gerente de Projetos e passou a valorizar outras características que são demandadas pelo mercado, além do conhecimento técnico (Hard Skills), passou a valorizar muito as características ligadas a liderança e alinhamento com a estratégia de negócios.

Este estudo feito pelo PMI está mudando até a forma como os PMP´s terão que reportar e ganhar suas PDU´s (Personal Development Units) para manter suas certificações e isto é o resultado de um estudo profundo feito no Brasil e no mundo que está disponível no “ Pulse of the Profession® In-Depth Report: The Competitive Advantage of Effective Talent Management”.

No cerne deste estudo está o “Talent Triangle”:

editorial maio2015 interno 01

O Triângulo define os pilares necessários de conhecimentos para que um gerente de projetos possa realmente fazer a diferença e ser ainda mais valorizados pelas organizações.

Estas competências são fundamentais para você fazer a diferença e é uma oportunidade sem paralelo, pois em ambientes em crise quem irá realmente se sobressair é aquele que possuir estas características, pois as empresas precisam de líderes e líderes antenados com as melhores práticas, com conhecimento técnico para uma condução de projetos, de modo ágil e com total alinhamento a estratégia e aos negócios das corporações.

Então esteja preparado para as oportunidades que virão, pois em momentos de crise, os mais adaptativos, os mais flexíveis, os mais resilientes e preparados são os que liderarão.

FAÇA O NOSSO CURSO DE GESTÃO DE PROJETOS, CLIQUE AQUI!

Continue seu autodesenvolvimento, esteja antenado com o mercado, prepare-se através de cursos especializados, certificações profissionais e participem de congressos e seminários, façam o bom networking, aquele verdadeiro que vai além da troca de cartões.

É isto que o PMI São Paulo oferece a vocês, uma oportunidade verdadeira de estar à frente da concorrência, a frente do seu tempo.

Autor: Alex Sander M. Urbano, PMP
Presidente
PMI São Paulo Chapter, Brasil

fonte: http://pmisp.org.br/recursos/e-news/2241-edicao-05-2015-maio#editorial