O que é preciso para ser um gestor de projetos de sucesso

O que é preciso para ser um gestor de projetos de sucesso?

A carreira de gerente de projetos chama muito a atenção por diversos fatores. Seja pelo status que a posição apresenta, pelo salário, ou mesmo pela atuação macro que favorece a visão global que só o gestor pode ter.

Não importa quais sejam os motivos, o fato é que consiste numa posição muito cobiçada, tanto por aqueles profissionais mais experientes, como por jovens recém-formados.

Contudo, para se tornar um gestor de sucesso, além da experiência, o profissional deve possuir conhecimentos e habilidades essenciais.

De todo modo, não importa qual seja o seu perfil, saiba que com empenho e esforços alinhados na direção correta, tornar-se um gerente de projetos bem sucedido pode ser apenas uma questão de tempo.

Para tanto, anote essas dicas!

FAÇA O NOSSO CURSO DE GESTÃO DE PROJETOS

Pense gestão

Capacitação

Tendo ou não experiência em gerenciamento, uma das melhores formas de agregar noções sobre o tema e se destacar em meio à multidão é realizar cursos de capacitação.

Sendo eles online ou ministrados presencialmente, treinamentos tenderão a esclarecer muitos conceitos básicos de gestão de projetos, fundamentais para a solidificação do aprendizado.

Especialização

Existem muitos cursos de pós-graduação em gestão de projetos, ou mesmo MBA’s na área. Depois da graduação, investir em uma especialização tende a turbinar o currículo.

Mas o foco deve ir além do conteúdo transmitido em sala de aula. O profissional deve saber cultivar o networking que sempre há durante cursos do tipo.

Quer dizer, enquanto participa da formação, não se restrinja somente aos conhecimentos acadêmicos, compartilhe e agregue experiências com seus colegas.

Certificação

Nos dias de hoje, apresentar uma certificação é um grande diferencial.

Uma das reconhecidas é a certificação PMP, a sigla se refere a Project Management Professional. Corresponde ao documento emitido pelo PMI (Project Management Institute) que evidencia a proficiência em gestão de projetos do profissional certificado. Tendo o candidato comprovado experiência prática, seja como gerente ou membro de uma equipe de projetos, é um exame que avalia, rigorosamente, os conhecimentos na área de gerenciamento de projetos.

Para aqueles com menor experiência, outra certificação de relevância é a CAPM. É voltada a profissionais com conhecimentos em gestão de projetos, mas com pouca ou nenhuma vivência na área. Quer dizer, uma certificação que avalia, sobretudo, conhecimentos teóricos, mas que pode ser uma boa opção para aqueles indivíduos que estão iniciando na jornada de busca pelo sucesso como gestores.

Experiência

O profissional deve evitar ao máximo posições demasiadamente cômodas, atuando em áreas que já domina, buscando sempre sair de sua zona de conforto. No universo da gestão sempre surgem novidades, tendências, inovações tecnológicas, metodologias e ferramentas. Por essa razão os profissionais da área devem acompanhar esse compasso de constante evolução.

Por último, para êxito na área, além de gozar de conhecimento, domínio de técnicas, ou mesmo as mais seletas certificações, é de fundamental importância compreender outras habilidades intrínsecas ao perfil que se espera de um bom gestor, como por exemplo: boa comunicação, liderança, ter facilidade para se relacionar com as pessoas, competência em negociação, flexibilidade e organização.

E agora? Sente-se mais preparado para investir nessa carreira? Então não deixe de conferir nosso outro post sobre o perfil do gestor de projetos.

alexMe. ALEXANDER TERRA ANTUNES

Coautor de diversos livros, formado em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Projetos, especialista em Gestão de Processos e Mestre em Administração com ênfase em Marketing.