O EXAME DO PMI MUDOU E AGORA?

pense gestão

O exame do PMI para certificação do PMP mudará no dia 01 de janeiro de 2016, aqui tentaremos auxiliar para que entenda o que mudará e o que não será alterado, assim poderá decidir como programar de forma adequada o seu exame.

Segundo Guilherme Kulkamp, MBA, PMP no blog da projectlab, “Mudanças nas referências do PMI ocorrem a cada 4 anos através da atualização do Guia PMBOK® e de 3 a 5 anos pela revisão do estudo de delimitação de funções (RDS – Role Delineation Study). Este ano foi realizado um novo RDS que envolveu 2.300 profissionais certificados de 96 países e de diversos setores para garantir uma relevância global e evitar tendências setoriais”.

A RDS nada mais é que um estudo, realizado pelo PMI, que tem como foco o gerente de projetos e na sua atuação enquanto gestor, as competências técnicas, circundam pelo domínio, tarefa, conhecimento e habilidade.

CLIQUE AQUI E FAÇA O NOSSO CURSO DE PROJETOS!

Pense gestão

Segundo Guilherme Kulkamp as mudanças no exame de certificação PMP incluem:

  • Ênfase na estratégia de negócio e a realização dos benefícios:O GP deve entender a estratégia empresarial e garantir que as entregas do projeto tragam benefícios para a empresa. Isso está em linha com a mudança na forma que os PDUs serão exigidos a partir de dezembro.
  • Valorização das lições aprendidas:Durante todo o ciclo de vida do projeto, as lições aprendidas devem ser registradas e catalogadas, além de compartilhadas com outros projetos e a própria empresa.
  • Responsabilidade pelo Termo de Abertura:a responsabilidade pelo Termo de Abertura é do Patrocinador e o GP participa na sua elaboração, auxiliando no seu desenvolvimento.
  • Reforçar o relacionamento com as partes interessadas: Foi aumentada a ênfase na importância do relacionamento e engajamento das partes interessadas na gestão do projeto, sendo este relacionamento uma via de mão dupla.

Porém fiquem tranquilos pois caso você ainda tenha que realizar o processo de elegibilidade, o mesmo não mudou, mantendo todos os requisitos que já sabemos. Outro requisito que também não mudará é que a cada dia para certificar-se, é  necessário buscar conhecimento profundo em relação ao PMBOK como também entender as questões situacionais que a cada dia são mais presentes nas provas.

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DO NOSSO E-BOOK!

http://conteudo.pensegestao.com.br/

Me. ALEXANDER TERRA ANTUNES

Coautor de diversos livros, graduado em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Projetos, especialista em Gestão de Processos e mestre em Administração.

http://www.projectlab.com.br/blog/index.php/home/mudancas-no-exame-de-certificacao-pmp/