Depositphotos_22891180_m-2015.jpg.jpeg

Metodologia Lean Six Sigma: entenda o que é

As novas necessidades do mercado, a evolução da tecnologia, bem como as descobertas e os novos conhecimentos contribuem imensamente para que se expandam metodologias originais e mais eficientes de aprendizagem e de trabalho para as empresas. Este é o caso da chamada Metodologia Lean Six Sigma, hoje aplicada em larga escala.

Conheça mais sobre essa metodologia e veja como ela pode ser útil ao seu negócio!

Quando surgiu a Six Sigma?

O Six Sigma, ou Seis Sigma, apareceu na década de 1980. Foi desenvolvida por Bill Smith, da empresa Motorola. Anos depois, em 1995, sua utilização foi incrementada por Jack Welch, da GE (General Electric). A partir de então, tornou-se popular e em uso nas empresas de todo o mundo, por apresentar muita eficácia.

A Six Sigma é um dos temas mais importantes da Qualidade Total. Seu foco está nos melhores resultados financeiros e de qualidade, procurando as melhorias nos processos, serviços e produtos oferecidos à clientela.

O Six Sigma divide-se em:

  • DMADV (criação de novos desenhos de processos, produtos e serviços);
  • DMAIC (melhoria de produtos, serviços e processos já existentes).

leansix

O que é Lean Manufacturing?

Lean Manufacturing (Manufatura, ou Produção, Enxuta) é uma conhecida metodologia cujo objetivo é eliminar desperdícios e agilizar os processos da empresa.

Finalmente, a Metodologia Lean Six Sigma

Da união desses 2 conceitos, surgiu a Lean Six Sigma, metodologia avançada que procura otimizar o desempenho de qualquer empresa eliminando desperdícios ao mesmo tempo que identifica as causas das falhas nos processos administrativos, produtivos e de manufatura.

Como funciona a Metodologia Lean Six Sigma?

Trata-se de uma metodologia gerencial quantitativa, ou seja, tem como principal finalidade aumentar a lucratividade da empresa ao máximo, bem como aperfeiçoar o desenvolvimento dos processos e produtos.

Suas principais características são:

  • Identificar oportunidades de lucro;
  • Definir projetos que estejam alinhados às metas da empresa;
  • Identificar as necessidades dos clientes;
  • Definir o desempenho total do ciclo operacional e produtivo;
  • Melhorar todos os processos;
  • Maximizar a produtividade;
  • Mapear o perfil dos candidatos a black belts/green belts (especialistas) e investir no treinamento deles.

Six Sigma e Lean Manufacturing são duas estratégias que se complementam. Trata-se de unir “qualidade” à “velocidade” em um processo equilibrado, visando sempre otimizar o relacionamento com o cliente (aumentando a satisfação dele em um prazo estipulado).

PLANILHA

Implantação da Lean Six Sigma

Para a implantação da metodologia, é necessária uma avaliação e diagnóstico que envolvem, em regra, 3 etapas.

Mapeamento da cadeia de valor da empresa

Trata-se de uma sondagem da empresa e mapeamento de seus processos fundamentais de forma a identificar as oportunidades de redução de custos através da redução de perdas em tempo e materiais.

Benchmarking

Nessa etapa, o desempenho dos processos é medido e comparado com outras referências, internas ou externas. Essa medição/comparação permite que a equipe identifique pontos de produtividade baixa e defina metas de melhoria (tomada de decisão mais adequada).

Priorização

A equipe define quais são os processos que devem ser priorizados conforme as melhorias que trazem. Dessa forma, os especialistas (black belts e green belts) desenvolverão atividades seguindo um plano que visa o impacto potencial sobre a empresa.

CALLTOACTION2

Benefícios da Metodologia Lean Six Sigma

A metodologia proporciona muitos benefícios às empresas que a adotam, como:

  • Redução dos custos;
  • Melhoria relevante da qualidade nos produtos e serviços;
  • Otimização da produtividade;
  • Eliminação de atividades que não agregam valor e aumentam os gastos;
  • Envolvimento maior com as equipes de trabalho;
  • Melhoria na captação e fidelização de clientes;
  • Redução da variação nos processos (implicam em mais custos e demora nos processos);
  • Renovação cultural.

Já utiliza a Metodologia Lean Six Sigma na empresa em que trabalha? O que pensa sobre ela? Deixe seu comentário sobre o tema!

alexMe. ALEXANDER TERRA ANTUNES

Coautor de diversos livros, formado em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Projetos, especialista em Gestão de Processos e mestre em Administração com Ênfase em Marketing.