Grupo de Processos de Planejamento em Projetos

 

Desenvolva seu potencial

O grupo de processo de planejamento têm uma missão específica, que é construir a estrutura necessária para alcançar os objetivos os quais foram requisitados, serão estabelecidos os processos para execução do escopo, como também as etapas e como as ações serão realizadas. O planejamento não será feito em um momento único, e sim durante todo o projeto, até mesmo porque conforme sua evolução é recorrente que planejamentos adicionais sejam feitos, atualizando os documentos anteriormente confeccionados, este tipo de estrutura é muito conhecida como planejamento em ondas sucessivas, pois é interativo e contínuo. (PMBOK 2013 – Quinta edição).

Pense gestão

Na prática o que se observa é pouca atenção ao planejamento, pois geralmente os gestores são movidos pela entrega. Fazendo um paralelo, podemos dizer que o planejamento no gerenciamento é como o alicerce em uma construção, enquanto as paredes da casa não são levantadas a impressão de quem não acompanha de perto é que pouco foi realizado, e assim se dá o planejamento em projetos, pois nesta fase as entregas apenas estão no papel, mas isso não significa que a documentação gerada não seja tão importante como uma entrega durante a execução.

No grupo de processo de planejamento você terá como principal missão:

1 – Definir como o projeto será gerenciado.

2 – Definir de forma clara o escopo do projeto e estruturar seus requisitos de forma detalhada.

3 – Planejar como o cronograma será planejado, entendendo quais atividades serão necessárias e estruturar a sequencia das atividades, estimar os recursos e a duração das atividades e por fim desenvolver o cronograma.

4 – Planejar os gerenciamento dos custos, fazer estimativas e determinar o orçamento do projeto.

5 – Planejar o gerenciamento da qualidade.

6 – Planejar o gerenciamento dos recursos humanos.

7 – Planejar o gerenciamento das comunicações.

8 – Planejar o gerenciamento das comunicações.

9 – Planejar o gerenciamento dos riscos, identificar os riscos, realizar a análise qualitativa e quantitativa e quais serão as respostas para os riscos identificados.

10 – Planejar o gerenciamento das aquisições.

11 – Planejar o gerenciamento das partes interessadas.

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DO NOSSO E-BOOK!

http://conteudo.pensegestao.com.br/

Um bom projeto, passa necessariamente por um bom planejamento, o que corrobora com a conhecida frase, “não planejar é planejar para errar.”

Até a próxima e Pense gestão.

Me. ALEXANDER TERRA ANTUNES

Coautor de diversos livros, formado em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Projetos, especialista em Gestão de Processos e Mestre em Administração com ênfase em Marketing.

Referências

PMBOK – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos: Guia PMBOK. 5a ed. Project Management Institute, 2013.