aaa_1.jpg.jpeg

Gestor de projetos: 5 maneiras para alavancar sua carreira

Ser um gestor de projetos bem-sucedido é um desafio e tanto. Isso porque a própria gestão de projetos é um desafio em si. Quanto mais complexos forem os projetos, mais se espera (e se exige) dos gestores.

Você já pensou nisso? Nós já, e resolvemos criar esta lista com cinco maneiras de alavancar a sua carreira. Acompanhe!

5alavancar

1. Estude muito

Vá além da técnica. Você deve conhecer os fundamentos da gestão de projetos, estar por dentro dos melhores métodos, conhecer as ferramentas etc. Mas deve, também, buscar conhecimento de gestão de pessoas, de liderança, procurar se atualizar com as novidades da área, ter sempre uma leitura do mundo dos negócios.

Com as facilidades da internet, é possível estar sempre estudando, trocando ideias, aprendendo com os profissionais da área em todo o mundo. Há uma infinidade de blogs, fóruns e cursos on-line, revistas, livros que podem ajudá-lo a ser um gestor de projetos cada vez melhor.

Leia também: Como “dar um up” no currículo com certificados on-line.

2. Participe de eventos dedicados ao gestor de projetos

Nos grandes centros, sempre acontecem palestras, workshops e conferências voltadas para gestores de projetos. É muito importante participar desses eventos, pois é neles que os profissionais renomados da área costumam se reunir.

Além de absorver as dicas e os casos de sucesso, é possível também fazer networking nesses eventos exclusivos.

Se você não mora em uma metrópole, não tem problema. Busque na web os eventos que são transmitidos ao vivo ou mesmo aqueles que são feitos exclusivamente on-line. Há hangouts, webinars, palestras sendo transmitidos em tempo real e gravados diariamente.

3. Tenha um mentor

Ter um mentor é excelente em quase todas as áreas do conhecimento. E esse mentor não precisa, necessariamente, ter contato direto com você. É possível escolher, por exemplo, um estudioso da gestão de projetos e acompanhar seus artigos, ler seus livros, participar dos eventos em que ele é palestrante.

O que importa é que você escolha um gestor de projetos bem-sucedido para se inspirar, aprender com ele. Se puder fazer amizade, tanto melhor, pois poderá pedir conselhos, tirar dúvidas e trocar ideias.

entendasobre

4. Procure ter uma certificação do PMI

O Project Management Institute (PMI) é a maior associação de profissionais de gestão de projetos do mundo. A certificação que essa organização fornece aos gestores de projetos é amplamente valorizada em todo o mundo, pois demonstra que você conhece os fundamentos da área, as metodologias, as práticas e tem experiência.

Muitas empresas e órgãos governamentais exigem essa certificação na hora de contratar um gestor de projetos. Portanto, ela pode ser um divisor de águas na sua carreira profissional.

5. Desenvolva a sua capacidade de liderança

Os líderes lideram, os gerentes apenas gerenciam. Você já pensou na etimologia das palavras líder e gerente? Trabalhe para ser um líder, que agrega pessoas, que dá autonomia e auxilia seus colaboradores a darem o melhor de si em um projeto. Isso exige esforço, conhecimento de gestão de pessoas, postura de executivo de negócios (que consegue ir além e visualizar os resultados como um todo e não apenas processos específicos).

CALLTOACTION2

Líder é aquele que vai além do projeto em si, pensa na cultura organizacional e em como suas entregas podem fazer a diferença nos resultados do negócio. Ao mesmo tempo, serve de inspiração para seus subordinados e colegas.

Você gostou destas dicas? Então leia também Como exercer a liderança na gestão de projetos.

alexMe. ALEXANDER TERRA ANTUNES

Coautor de diversos livros, formado em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Projetos, especialista em Gestão de Processos e mestre em Administração com Ênfase em Marketing.