Businessman sitting and using computer laptop, thinking seriously in his office. You can write your own design or text in speech bubble.

Fazer ou não fazer?

Há uma cena muito instrutiva no filme Star Wars, O Império Contra-Ataca . Yoda está instruindo Luke Skywalker em como usar a força. Ele pede para Lucas recuperar sua nave espacial, que está quebrada em um pântano onde ele a afundou usando apenas sua mente.

Luke , é claro, acha que isso é impossível. Claro, ele tem sido capaz de se mover em torno de pedras dessa maneira. Mas uma nave espacial ? Isso é completamente diferente.

Yoda pacientemente explica que é apenas diferente em sua mente. Luke relutantemente concorda em ” dar uma chance “.

Yoda diz a famosa frase: “Não. Tentar não . Fazer. Ou não. Não existe tentativa.”

Recentemente, eu assisti Tony Robbins [Warning : linguagem grosseira] dar conselhos semelhantes à uma mulher que estava lutando por seu casamento . Ela levantou-se em um de seus seminários para fazer uma pergunta . Ela reclamou que tinha “tentado tudo” para melhorar seu relacionamento com seu marido, mas nada havia mudado.

fazernfazer

Tony passou a fazer uma distinção que penso ser de vital importância. Ele pediu à mulher para tentar pegar a cadeira que ela estava sentada – Ela virou-se e pegou a cadeira.

Tony disse: “Não, você a pegou. Eu disse tentar pegá-la.”

A mulher parecia confusa. Tony reiterou , “Tente buscá-la.” A mulher só ficou lá , sem saber o que fazer.

Tony continuou : “Não,  você a pegou . Eu disse tente pegá-la.” Mais uma vez, ela pegou a cadeira.

Mais uma vez, Tony, disse: “Não, você pegou a cadeira. Pedi-lhe para tentar pegá-la. Você quer pegá-la , você a pegou, ou você quer tentar pegá-la.”

O ponto é que , quando dizemos que estamos tentando realmente não temos que  fazer nada . Ele também nos dá uma desculpa para o porquê  de não alcançarmos o resultado, dizemos que queremos.

Você entende a diferença? Você quer fazer alguma coisa ou não fazer. Tentando é realmente o mesmo que não fazer. Ele apenas torna mais fácil para quando falhamos .

Imagem

Onde você está tentando melhorar ?

Você está tentando entrar em forma ou você quer ficar em forma.

Você está tentando melhorar o seu casamento ou esta melhorando seu casamento.

Você está tentando fazer mais vendas ou você está fazendo mais vendas .

Isto pode soar como uma pequena distinção , mas tem enormes ramificações.

Talvez seja hora de parar de tentar e apenas fazer . Aqui estão três sugestões:

Elimine a palavra ” tentar” de seu vocabulário . É uma palavra inútil que não leva a nada . Ela só faz você se sentir melhor quando você falhar.

Decida o que fazer ou não fazer. Se você não quiser fazer algo, tudo bem, não faça isso . Mas não finja que tenta, pois é o mesmo que fazer. São duas posturas completamente diferentes .

Comprometa-se 100% para o resultado que você quer . Como o gerente de projetos na Apollo 13 , disse : “O fracasso não é uma opção.” Vá para a vitória. Não se contente com apenas tentar .

LIFECOACH

Como Yoda sugeriu a Lucas , a diferença esta apenas em sua mente , mas tem um impacto dramático sobre o resultado de tudo o que você se propôs a fazer.

Pergunta: o que é que você está tentando em vez de estar fazendo?

estevamProf. MASTER COACH INTERNATIONAL TRAINER

Doutor em Jurisprudência pela Willamette University – Oregon – USA; Experiência Internacional, como Administrador e Consultor.