Businessman Touching a Graph Indicating Growth

Estruturas Organizacionais para um projeto

A estrutura organizacional define como a empresa é organizada e pode apresentar variações dependendo da cultura de cada organização.

Podemos validar as empresas em dois âmbitos, as mecanicistas e as orgânicas (Figura 1).

Figura 1 – Tipos de empresa

mecorg

As mecanicistas, como o próprio nome diz, são empresas que conhecemos como funcionais. Nesse caso, elas possuem grande volume de normas e regulamentos, decisões centralizadas e controle vertical.

Já as orgânicas são empresas mais flexíveis, dinâmicas, com decisões horizontais e decisões descentralizadas, e os regulamentos menos rigorosos.

De acordo com essas duas definições, podemos verificar algumas estruturas de maior utilização nas empresas: funcionais, matriciais e projetizadas.

PLANILHA

Estrutura Funcional: a empresa é agrupada de maneira hierarquizada por áreas de especialização dentro de diferentes áreas funcionais, por exemplo: uma indústria pode ser estruturada ou organizada em departamentos de engenharia, fabricação, marketing e outros (Figura 2).

 

Figura 2 – Estrutura funcional ou hierárquica

funcionalouhierarquica

Estrutura Matricial: pretende maximizar as forças e minimizar as fraquezas das estruturas funcionais e projetizadas, ou seja, tenta mesclar a estrutura funcional com a projetizada (Figura 3).

Figura 3 – Estrutura matricial

matricial

 

Estrutura Projetizada: toda a empresa é estruturada conforme os projetos que ela desenvolve. Diz-se que ela é organizada por projetos ou baseada em projetos (Figura 4).

 

Figura 4 – Estrutura projetizada

PROJETIZADA

Podemos verificar na Figura 5 as estruturas organizacionais, as quais mostram o nível de autoridade do gerente de projetos tanto da funcional, passando para a matricial (matriz fraca, balanceada e forte) e chegando à projetizada.

Assim, é possível observar que, com o balanceamento da utilização dessas estruturas, se pode chegar a uma estrutura ideal de trabalho, sempre levando em conta o segmento de mercado ou área de atuação da empresa.

 

Figura 5 – Nível de autoridade do gerente de projetos

AUTORIDADE

Fonte: PMBOK 5º edição, 2013

CALLTOACTION2

 

A identificação da estrutura utilizada pela empresa auxiliará na concepção de como o projeto será estruturado e qual suporte ele terá para sua concretização em conformidade com o planejado.

Até a próxima e Pense Gestão!

 

alexMe. ALEXANDER TERRA ANTUNES

Coautor de diversos livros, formado em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Projetos, especialista em Gestão de Processos e mestre em Administração com Ênfase em Marketing.

 

Referência:

PMBOK – Project Management Institute. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK®). 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.