INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO

Da informação ao conhecimento –  ferramenta ou barreira para as suas conquistas?

A Informação torna-se a cada dia mais interessante e acessível, pois ao mesmo momento que pode ser uma incrível ferramenta, em outra ótica pode se transformar em um grande problema, neste caso quando a mesma não é gerenciada de forma adequada.

Para entendermos melhor, vou descrever parte de uma pesquisa que dissertava as seguintes características em relação a informação.

1950 a 1980, toda informação no mundo mudou,

1980 a 1990 o que tínhamos de informação duplicou,

1990 a 1994 novamente foi duplicada e de 1999 a 2002 a mesma cresceu 16 vezes.

Já pensou o turbilhão que estamos vivendo? Porém não acaba aqui, existe uma estimativa que em 2020 a informação duplicará a cada 83 dias, ou seja, em menos de 3 meses a cada ano, uma enxurrada de novas informações estarão disponíveis, a pergunta que fica é como fazer a gestão deste ambiente e como separar a informação que não precisamos daquela que é foco para as nossas vidas e depois conseguir transformá-la em conhecimento?

Hoje somos questionados, sobre – quantos cursos você fez esse ano?

Quantas titulações você conquistou?

FAÇA O NOSSO CURSO DE GESTÃO DE PROJETOS

Pense gestão

Do que adianta os questionamentos acima? A pergunta deveria concentrar-se – no que realmente você aprendeu este ano? Quanto conhecimento você acumulou na última década?

A sua última graduação ou pós-graduação, ou o tempo que você investiu nas férias para um novo curso rápido, trouxe qual resultado específico? O que você utilizou na prática? Não conseguiu responder, talvez você tenha perdido então um bem precioso, chamado “tempo”.

E creio que mais importante do que as perguntas acima, é como realmente você tem utilizado este conhecimento?

Quando preciso tomar algumas decisões, tenho uma estrutura de critérios para poder decidir qual o rumo seguir, porém a principal é como crio sinergia e no que vale a pena investir meu tempo para realizar o melhor possível e sempre ser feliz e fazer as pessoas ao meu redor sempre mais felizes.

Para sermos felizes, tomamos como base nas nossas vidas muitas coisas que vão de bens materiais, lembranças e amigos, porém não adianta termos muitos amigos, ou bens caríssimos se no fundo não termos tempo, pois este é que nos fará desfrutar de todas as conquistas.

Voltando ao eixo principal, perdemos muito tempo “que é talvez o nosso bem mais precioso com informações inúteis” e como mostramos, esses problemas a cada dia tendem a se agravar, pois se tivéssemos claro o nosso foco, poderíamos adquirir conhecimento e usá-lo para o que realmente tem valor para nós, aliás, você consegue responder essa pergunta de forma clara e rápida? Então o que tem valor para você? Ficou na dúvida? Acompanhe o passo a passo abaixo para organizar o seu foco.

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DO NOSSO E-BOOK

http://conteudo.pensegestao.com.br/

Um exercício que sempre transmito para as pessoas e que qualquer um pode fazer é o seguinte:

1 – Em uma folha separe, na sua vida alguns focos, como por exemplo, um foco que você pode ter é evoluir como profissional ou se dedicar ao seu papel de marido e pai, ou ainda focar nos seus estudos, ou quem sabe ser um esportista melhor mesmo que não tenha pretensões profissionais, na realidade se dividirmos as nossas vidas, veremos que exercemos vários papéis, que conseguimos distinguir como fiz acima, e isso é importante pois auxilia a estruturar e visualizar como a sua vida está organizada.

2 – Em uma folha faça uma retrospectiva do dia anterior em forma de lista.

2 – Após, liste e enumere de forma crescente as mais importantes para as menos importantes, não enumerando aquelas que você entenda como desperdício.

3 – Separe por foco, os quais você definiu no item 1.

4 – Entenda qual a parte do seu tempo disponível no dia anterior que você utilizou para o que realmente tem valor e quanto tempo foi desperdiçado, desviando a sua atenção dos seus focos definidos no item 1.

Após essa construção analise o documento criado e verifique se realmente você tem investido o seu tempo de forma correta!

Utilize o seu tempo para gerar conhecimento, porém um conhecimento que gere interações e caminhos mais confortáveis para os seus objetivos.

Até a próxima e Pense Gestão.

alexMe. ALEXANDER TERRA ANTUNES

Coautor de diversos livros, formado em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Projetos, especialista em Gestão de Processos e Mestre em Administração com ênfase em Marketing.