Depositphotos_111002310_l-2015.jpg.jpeg

Conheça 5 melhores práticas em gerenciamento de projetos

Uma das principais características de um bom líder é saber gerenciar com excelência seus projetos. E quando tratamos de gerenciamento de projetos, são muitos desafios que enfrentamos para manter cada tarefa nos trilhos e dentro do orçamento.

Há vários fatores que influenciam neste momento. Sejam elementos internos ou externos, é preciso ter um bom planejamento e tomar precauções para que nada cause desvios no caminho.

Acompanhe conosco as melhores práticas para saber como melhor gerenciar seus projetos e alavancar sua carreira.

5praticas

1. Faça o planejamento

Há gerentes que, na ânsia de colocar o projeto para rodar, já pulam esta etapa e vão logo botando a mão na massa. Porém, isso é extremamente prejudicial para o resultado final. Antes de tirar um projeto do papel, é preciso muito planejamento.

Assegure que você possui um escopo bem definido, com todas as características do projeto. Desenvolva seu plano estabelecendo metas e objetivos claros, que devem estar bem alinhados com todos da equipe. Defina critérios para mensurar o desempenho, incluindo o acompanhamento das tarefas realizadas de acordo com o cronograma.

2. Conheça sua equipe

Com o planejamento definido, o passo seguinte é conhecer sua equipe. Esta é outra característica de um líder de sucesso: conhecer bem os recursos humanos disponíveis, ou seja, o capital intelectual que irá trabalhar em conjunto pelo mesmo objetivo.

Uma equipe é formada por peças individuais, com talentos e habilidades distintas. Seu papel, como líder, é organizar essas peças de acordo com as necessidades específicas de cada tarefa, sempre com foco em extrair o melhor de cada um.

3. Distribua as atividades

Um planejamento de sucesso inclui um mapeamento das atividades, com cronograma de entrega e custos de cada uma delas. Crie um plano de trabalho, definindo claramente os responsáveis por cada tarefa e se certificando de que cada um sabe o papel que terá no alcance das metas.

Os membros da equipe devem estar bem alinhados e saber o que esperar. Cultive um bom relacionamento com todos e aja como um mentor para cada um deles. E lembre-se: feedback é essencial.

entendasobre

4. Monitore o progresso

Na teoria, ter um plano de trabalho deveria bastar para que tudo saia como planejado. Porém, na realidade sabemos que são os muitos os fatores que podem surgir e influenciar nos resultados.

Por isso, acompanhe cada etapa do projeto e a evolução das entregas de cada colaborador. Não adianta delegar atividades se você não monitorar o avanço de cada uma delas.

5. Mantenha a “porta aberta”

Por último, mas muito importante, você deve manter sempre a “porta aberta” para seu time, garantindo que as linhas de comunicação entre você, como líder, e eles, esteja sempre fluindo.

Elabore e faça uso de um plano de comunicação. O diálogo com sua equipe deve ser consistente, honesto, aberto e claro. Mantenha contato com todas as partes envolvidas durante todo o processo do projeto, se certificando de que todos tenham as informações cabíveis para tomar decisões e avançar no mesmo ritmo.

CALLTOACTION2

Seguindo essas práticas, será possível se destacar como gestor de projetos, além de otimizar seu tempo para focar em outras atividades e, até mesmo, no aprimoramento das suas habilidades.

E você, curtiu nossas dicas? Conhece alguma outra boa prática de gerenciamento de projetos? Compartilhe conosco nos comentários!

alexMe. ALEXANDER TERRA ANTUNES

Coautor de diversos livros, formado em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Projetos, especialista em Gestão de Processos e mestre em Administração com Ênfase em Marketing.