Depositphotos_77870536_m-2015.jpg.jpeg

Como “dar um up” no currículo com certificados online

Com as possibilidades que o acesso à internet favorece, cada vez mais aumenta a procura de pessoas interessadas em cursos online, o chamado ensino a distância. Isso é algo muito positivo, pois profissionais dos mais diversos segmentos podem buscar especializações para complementar suas carreiras sem comprometer o seu tempo no trabalho, pois quem escolhe o local de estudo é o próprio aluno. Veja, a seguir, mais informações sobre como certificados online podem dar um up no seu currículo.

O crescimento dos cursos online

Painel-vantagens-cursos-ead

No concorrido mercado de trabalho atual, quem deseja crescer profissionalmente precisa constantemente se especializar e se atualizar. Com o crescimento das ofertas de cursos online, há opções para aperfeiçoamento, extensão, idiomas, graduação e pós-graduação. A falta de tempo e de dinheiro já não costuma mais ser empecilho para quem deseja estudar e aumentar seus conhecimentos.

A opção pela modalidade de ensino a distância é embasada em diversos motivos, como melhor conciliação de trabalho e estudo e economia financeira. A economia ocorre porque os cursos costumam ter um valor mais baixo quando comparados com os presenciais, além de não ter gastos com transporte, lanches e estacionamento; outras vantagens são uma maior variedade de áreas a escolher, economia de tempo — por não perder tempo dentro de um carro ou ônibus — e redução do desgaste, cansaço e estresse.

Com todos esses benefícios e por cada vez mais serem oferecidos por instituições de ensino sérias e renomadas, o receio sobre os cursos online ficou para trás. Eles vêm ganhando cada vez mais adeptos que enxergaram nessa modalidade uma forma de complementar o seu currículo e experiência profissional.

A relevância dos certificados online

Como já mencionamos, os cursos online vêm cada vez mais sendo oferecidos por instituições de ensino consagradas do país inteiro. Com isso, as chances de um profissional conseguir usufruir do conteúdo ensinado aumentam, e ele poderá incluir essa informação em seu currículo sem receio.

Imagine alguém que more em São Paulo, mas encontre um curso que seria importante para sua carreira em Fortaleza. Parece algo inviável, não é mesmo? Antes do ensino a distância, sim, mas hoje esse profissional dificilmente perderia essa chance de atualização do currículo.

Ao estudar pela internet, a pessoa pode buscar o que é melhor para sua carreira ou para avançar na empresa em que trabalha. E as opções não se limitam ao Brasil, pois diversas universidades do mundo oferecem cursos gratuitos para qualquer pessoa que deseje se inscrever, e diversos deles oferecem certificado. Assim, não há fronteiras para o conhecimento basta comprometimento e dedicação para aprender e conseguir dar mais um impulso para alavancar sua carreira.

A inserção dos cursos online no currículo

Uma dúvida comum a muitas pessoas é como incluir os cursos feitos em seu currículo. Ao contrário do que parece, não é muito complicado: basta pensar que cada grau de instrução tem uma área a ser preenchida.

Para a graduação e pós-graduação, os referidos cursos deverão estar na parte de “Formação Acadêmica”. Lembre-se de incluir o nome da instituição de ensino, o período em que estudou ou se ainda está em andamento e o nome correto do curso.

Já para aqueles cursos de aperfeiçoamento ou extensão, a dica é incluir em uma área chamada “Cursos de Aperfeiçoamento” e, então, descrever o período de realização e o nome da escola.

Mas vale lembrar que os cursos inseridos devem estar de acordo com a área almejada, além de serem recentes. Algo que você estudou há dez anos talvez já não esteja tão atualizado hoje, e talvez aquele curso de gastronomia não acrescente pontos a uma disputa para uma vaga de contabilidade, por exemplo.

CALLTOACTION2

FAÇA O DOWNLOAD DO PAINEL CANVAS PESSOAL:

CALLTOACTION1

E você, costuma fazer cursos a distância? Já possui muitos certificados online? Conte para nós nos comentários sua experiência com essa modalidade de ensino!

alexMe. ALEXANDER TERRA ANTUNES

Coautor de diversos livros, formado em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Projetos, especialista em Gestão de Processos e Mestre em Administração com ênfase em Marketing.