Depositphotos_102770632_m-2015.jpg.jpeg

Canvas pessoal: uma estratégia de design thinking alinhada ao planejamento

Qualquer negócio precisa de planejamento para se fortalecer e se desenvolver. Todo investimento precisa ser considerado de antemão, assim como as decisões precisam ser informadas e focadas nos objetivos estratégicos de cada negócio. Com você e sua carreira, não é diferente. Sem planejamento e conhecimento, dificilmente você atingirá o nível de excelência que deseja para sua carreira e para suas habilidades.

Nesse sentido, um canvas pessoal é uma estratégia que une design thinking e planejamento — e que, assim, pode fazer toda a diferença nos resultados. Se interessou? No post de hoje, saiba mais sobre o assunto e aprenda a utilizar o canvas pessoal. Continue acompanhando!

O que é um canvas pessoal?

canvaspessoal

Um canvas é um mapa visual de planejamento, muito utilizado para tratar de negócios novos ou existentes, e que ajuda a reconhecer as principais dificuldades e oportunidades de um determinado empreendimento.

Um canvas pessoal, por sua vez, é um mapa visual de planejamento que coloca você e sua carreira como um modelo de negócio. Com essa ferramenta, você pode identificar quais são suas maiores dificuldades e necessidades, assim como consegue estabelecer seus objetivos de maneira direta.

Qual é o papel do design thinking?

Sendo uma forma criativa de pensar e chegar a novas soluções, o design thinking é o principal motivador da existência de um canvas pessoal. Esse canvas é, portanto, uma ferramenta para colocar o design thinking em prática.

Em vez de pensar linearmente, com esse canvas você consegue reconhecer e levar em consideração uma série de fatores — suas interações e como você e seus objetivos são afetados por questões como recursos, apoiadores e motivo da sua existência.

FAÇA O DOWNLOAD DO PAINEL CANVAS PESSOAL:

CALLTOACTION1

Quais as vantagens dessa estratégia?

BLOQUEADORESDESONHO

A principal vantagem de adotar essa estratégia é que ela é capaz de melhorar a sua produtividade ao dar uma visão geral e sistêmica da sua vida — e da sua carreira em geral. Ao colocar no papel o que bloqueia os seus sonhos e de onde vem os recursos, por exemplo, fica mais fácil estabelecer um plano de ação para atingir os seus objetivos.

Essa estratégia também promove o autoconhecimento, dando a você mais autonomia sobre o direcionamento da sua carreira como um todo.

Como e por que ela melhora a eficiência?

Quando você estabelece determinados objetivos para certo período de tempo, faz uma espécie de compromisso com você mesmo. Isso aumenta as chances de que você obtenha sucesso — porque também aumenta a responsabilidade sobre o seu projeto de vida e de carreira.

Como resultado, você passa a tomar decisões mais conscientes sobre o seu planejamento pessoal e, assim, começa a trabalhar de modo a cumprir os prazos estabelecidos o tanto quanto possível. Esse cenário, portanto, leva a um aumento de eficiência — pois você começa a fazer cursos, colocar em prática os planos que foram adiados por muito tempo ou novas abordagens para que você chegue onde deseja.

Ao transformar você em um modelo de negócio, o canvas pessoal estabelece seus objetivos de carreira, permitindo que você conheça melhor seus recursos, dificuldades e oportunidades. Nada mais do que uma ferramenta de design thinking, esse tipo de canvas é uma forma de garantir que você chegue mais facilmente ao sucesso que você almeja.

CALLTOACTION2

E então, gostou de saber mais sobre o canvas pessoal? Agora que você já conhece o grande poder dessa ferramenta, aproveite para baixar o canvas pessoal que preparamos para você — e comece a aplicá-lo em sua vida!

alexMe. ALEXANDER TERRA ANTUNES

Coautor de diversos livros, formado em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Projetos, especialista em Gestão de Processos e Mestre em Administração com ênfase em Marketing.