8 Perguntas que todo gerente de projetos deve fazer antes de iniciar um projeto.

Muito se fala em projetos, em como iniciá-los, em ferramentas necessárias, boas práticas e metodologias. Busca-se no mercado qual é a forma mais adequada de realizar um projeto de sucesso e quais são os melhores caminhos para isso. Muitos erros que neles encontramos não são provenientes de execuções, mas, sim, de algumas ações realizadas em processos de iniciação e de planejamento. Entretanto, se houver um ambiente favorável na organização, o gerente poderá fazer levantamento de todas as questões importantes para o projeto antes de iniciar o planejamento dele. Além disso, por que não evitar que, durante a execução, incertezas ainda existam para o gerente de projetos.

Kompass - Projects

Fazendo uma correlação com a construção de uma casa, quando realizamos a iniciação e o planejamento do projeto, estamos montando todo o alicerce e as vigas centrais dele; porém, mesmo com o melhor alicerce e técnicas mais avançadas, se não verificarmos se o terreno é propício, algumas rachaduras durante o progresso da obra poderão ocorrer. Assim, para que o projeto não apresente rachaduras, precisamos refletir sobre ele antes de iniciá-lo.  Desse modo, proponho aqui alguns questionamentos, com o objetivo de auxiliá-lo nessa reflexão.

Como analisar a influência da cultura e de estruturas da empresa no projeto?

“Todo projeto tem início, meio e fim”. Talvez uma das grandes dificuldades em realizar gerenciamento de projeto é saber como abstrair dessa frase batida e surrada ao longo dos anos um foco prático e uma linha de raciocínio na qual ela faça sentido. Desse modo, como colocar em prática um projeto e como iniciá-lo pode ser um grande desafio.

Um dos pontos que abordarei neste texto diz respeito à cultura e às estruturas existentes. Geralmente, quando recebe uma demanda, o gestor foca o projeto e começa a executá-lo. Porém, se ele fizer uma pausa, respirar fundo, olhar ao redor e mapear o cenário, poderá garantir a concretização do objetivo ao longo da execução e até mesmo promover o projeto, tornando-o referência dentro da organização.

Conhecer a cultura empresarial, a cultura em relação a projetos, a estrutura de sistemas e de pessoas e as ferramentas existentes na organização é a primeira coisa a ser feita antes de iniciar um projeto. Aqui podemos identificar uma lacuna a ser trabalhada, pois, muitas vezes, gestores iniciam os termos de abertura sem se ater a esse requisito, o que provavelmente impactará de forma negativa o início do planejamento do projeto, ou pior, a fase de execução.

Algumas indagações nesse momento poderão auxiliar o gestor a investir de forma assertiva o tempo disponibilizado para o planejamento. Quer saber quais são, faça o download gratuito do nosso e-book no link a seguir.

Boa leitura e Pense Gestão.

ebook gratuito