7 principais erros que comprometem a gestão de um projeto

A gestão de um projeto envolve diversos aspectos e por isso, ganha complexidade, de acordo com as exigências, expectativas e peculiaridades do cliente final. Assim, é essencial atentar para algumas questões, que quando bem administradas, podem evitar o fracasso de todo o trabalho.Confira agora os erros mais comuns na gestão de um projeto.

Nomear um gerente de projetos inexperiente

O gerente de projetos é o grande responsável por todo o planejamento e execução, desta forma, deve ser um profissional verdadeiramente capacitado e experiente. Conhecimentos técnicos, formação gerencial e habilidades comportamentais, como liderança, maturidade e adaptabilidade, são essenciais, para administrar riscos, equipes, cronogramas e entregas, de forma eficiente e segura.

Definir superficialmente o escopo, os objetivos e os indicadores

Para a gestão de um projeto ser realmente efetiva, é importante contar com um escopo bem detalhado, objetivos claros e indicadores inteligentes. Todas essas definições devem ser documentadas, de modo a evidenciar as ações a serem cumpridas e também, como os resultados serão mensurados. Além disso, alterações no escopo inicial precisam ser formalizadas e justificadas, através de um sistema de gerenciamento.

Contar com um planejamento fraco e incompleto

O planejamento do projeto deve ser elaborado com profundidade, considerando diversas variáveis, como a necessidade de recursos, alocação da mão de obra, sequenciamento das tarefas, interdependências, cronogramas, testes, entregas e orçamentos. Também é importante incluir reservas de segurança e planos de contingência, para evitar atrasos, em casos de imprevistos e urgências. Um planejamento adequado evita transtornos, como prazos subestimados, custos desnecessários e a insatisfação dos clientes.

FAÇA O NOSSO CURSO DE GESTÃO DE PROJETOS

Pense gestão

Falhar na formação da equipe

A formação da equipe é outro fator determinante para o sucesso do projeto. Os profissionais não devem ser selecionados apenas pela disponibilidade, e sim, por suas aptidões e know-how. Nesta fase, é preciso pensar no coletivo, de modo que os talentos sejam complementares, construindo assim, um time forte e competente.

Desenvolver muitos projetos em paralelo

Desenvolver muitos projetos em paralelo não é produtivo, e em geral, causa uma série de prejuízos, como a perda de foco por parte da equipe, a divisão dos recursos disponíveis e atrasos. Desta maneira, o ideal é elaborar um cronograma mais abrangente, alinhando os projetos de acordo com as prioridades da empresa, sem sobrecarregar as equipes.

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DO NOSSO E-BOOK

COMO USAR O CONHECIMENTO NO MUNDO DA INFORMAÇÃO

baixar agora azul escuro

Descuidar da comunicação interna

A qualidade da comunicação interna é fundamental para o bom andamento do projeto. Por isso, é importante que sejam utilizados canais eficientes, como e-mails, newsletters, redes sociais corporativas, aplicativos de mensagens e principalmente, reuniões gerenciais, para garantir o correto entendimento das demandas, o compartilhamento de informações, o esclarecimento de dúvidas e o direcionamento dos esforços. A comunicação deve acontecer em tempo real, para que não haja desencontros ou desperdícios.

Ignorar os impactos do estilo de gestão

A gestão de um projeto deve englobar também, iniciativas direcionadas ao capital humano, como a valorização, o reconhecimento e o senso de pertencimento. Neste sentido, a comunicação interna serve para engajar a equipe ao projeto e aos objetivos da empresa, porém, o estilo de liderança adotado pelo gerente, tem grande influência sobre o comprometimento, a motivação e a produtividade dos profissionais. Deste modo, é preciso que esse líder desenvolva, além de conhecimentos técnicos, algumas competências específicas como empatia, humildade, poder de negociação e equilíbrio emocional, adotando sempre uma atitude positiva e agregadora.

Quer saber mais sobre gestão de projetos? Assine a newsletter da Pense Gestão e fique por dentro deste e de muitos outros assuntos.

Até a próxima e Pense Gestão.

alexMe. ALEXANDER TERRA ANTUNES

Coautor de diversos livros, formado em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Projetos, especialista em Gestão de Processos e Mestre em Administração com ênfase em Marketing.