LMS universidade corporativa.jpeg

6 razões para ter uma certificação do PMI

A obtenção de vantagens competitivas no mercado de trabalho é uma das principais razões para se conquistar uma certificação PMI.

Project Management Institute (PMI) é a uma das principais associações para profissionais de gerenciamento de projetos. Criada na década de 1960, por cinco gerentes de projetos, o instituto ganhou o mundo e hoje está presente em mais de 185 países. A instituição possui atualmente mais de 700 mil membros e profissionais certificados.

O PMI certifica profissionais que possuem diferentes níveis de qualificações e maturidade na área de projetos, desde os que estão iniciando a carreira até os mais experientes. Existem oito credenciais disponíveis, que atendem às necessidades de quase todos os setores da sociedade.

Razões para ter uma certificação do PMI

6-razões

1. Abrangência global

As certificações do PMI são reconhecidas no mundo inteiro.

2. Credibilidade

O programa de certificação do PMI já tem mais de 30 anos. Suas certificações possuem credibilidade e são reconhecidas (e aceitas) pelas organizações e mercados nacionais e internacionais.

3. Reconhecimento das suas habilidades

O método para obtenção das certificações é tido como confiável e comprova o seu conhecimento e experiência em gerenciamento de projetos.

4. Melhora sua confiança

Depois de ter estudado as melhores práticas e comprovado seu conhecimento, sua auto-confiança estará em alta.

5. Abre portas para novos desafios

A conquista de uma certificação PMI mostra seu desejo em se atualizar e investir no desenvolvimento profissional, abrindo portas para o crescimento profissional.

6. Podem aumentar seus rendimentos

Muitos profissionais relatam melhoria nos rendimentos após a conquista de uma certificação PMI.

entendasobre

Tipos de certificação do PMI

Para escolher a certificação que melhor atenda as necessidades e que lhe trará maiores benefícios, o candidato a certificação deve avaliar as suas qualificações e o seu plano de carreira. As certificações, são:

  • Certificação CAPM – Profissional Técnico certificado em gerenciamento de projetos: atesta a compreensão dos processos fundamentais de um gerenciamento de projetos segundo as melhores práticas do guia PMBOK.

 

  • Certificação PMP – Profissional de gerenciamento de projetos: atesta sua formação, competência e experiência para conduzir projetos.

 

  • Certificação PfMP – Profissional de gerenciamento de portfólio: atesta que o profissional possui as habilidades e capacidade para gerenciar os portfólios das organizações.

 

  • Certificação PBASM – Profissional em análise de negócios: atesta que o profissional possui habilidades para trabalhar com as partes interessadas, visando definir com sucesso os requisitos do negócio.

 

  • Certificação PgMP – Profissional em gerenciamento de programas: atesta que o profissional tem competência para supervisionar vários projetos inter-relacionados, visando atingir objetivos estratégicos das organizações.

 

  • Certificação PMI-SP – Profissional em gerenciamento de cronograma: atesta e reconhece a competência dos profissionais para criar e manter cronogramas dos projetos.

 

  • Certificação PMI-RMP – Profissional em gerenciamento de risco: atesta a expertise e competência dos profissionais para mitigar ameaças e identificar riscos em projetos, bem como reconhece as habilidades e conhecimento nas áreas de gerenciamento de projetos.

 

  • Certificação PMI-ACP – Profissional certificado em métodos ágeis: atesta que o profissional possui o conhecimento dos princípios ágeis, bem como das ferramentas e técnicas utilizadas na aplicação de metodologias ágeis.

 

CALLTOACTION2

É permitido e aconselhável conquistar mais de uma certificação, bastando para isso ter as qualificações necessárias. Nenhuma certificação é pré-requisito para outra.

E você, quer conquistar uma certificação PMI e se tornar um profissional indispensável para sua empresa? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdo relacionada a esse tema.

alexMe. ALEXANDER TERRA ANTUNES

Coautor de diversos livros, formado em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Projetos, especialista em Gestão de Processos e mestre em Administração com Ênfase em Marketing.