Depositphotos_105477806_m-2015.jpg.jpeg

5 dicas para ser um excelente gestor de projetos

Diante da competitividade do mercado, as empresas estão despertando para a necessidade de criar uma cultura voltada para o gerenciamento dos seus projetos, desde a ideia até a sua execução.

Qualquer profissional, independente da sua formação, responsável por planejar, controlar as atividades, aplicar habilidades técnicas e conhecimento para que um produto ou serviço tenha sucesso, nada mais é do que um gestor de projetos.

Mas você sabe como otimizar as suas ações para se tornar um excelente profissional na área? Confira, a seguir, 5 dicas que separamos para você se sobressair como gestor!

Desenvolva uma liderança motivadora

CHEFEXLIDER

O exercício da liderança é importante em qualquer cargo de gestão, mas quando se trata da criação de projetos, torna-se essencial para a maximização de resultados. E não estamos falando da figura tipicamente autoritária, arrogante e narcisista de um chefe, mas sim de um verdadeiro líder. Responsável por motivar e inspirar a sua equipe, identificar as competências de cada colaborador e conduzi-los para que possam contribuir da melhor forma para o sucesso de um projeto.

Até mesmo para quem acredita que não possui esse perfil é extremamente possível desenvolver a sua liderança ao longo da carreira. Comece a se inspirar pelos nomes que o motivam a crescer, independente da área em que atuam, e pense no que pode ser feito para criar um ambiente de trabalho saudável, para tornar as pessoas ao seu redor mais motivadas e produtivas.

CALLTOACTION2

Preze pela boa comunicação

Problemas com a comunicação oral e escrita podem definir o fracasso e o sucesso de um gestor de projetos. Demonstrar clareza de ideias, saber negociar planos de execução, atender bem os clientes e apresentar uma linguagem de fácil assimilação para uma equipe são aspectos importantes para maximizar resultados.

Preze pela boa comunicação também entre os seus colaboradores. Estabeleça a troca de ideias e promova brainstormings constantes dentro da sua empresa, como formas de facilitar o gerenciamento de resultados, metas e desempenho do grupo.

Gerencie crises e conflitos

chefe

Conflitos e crises são comuns em qualquer ambiente de trabalho. Inevitavelmente eles aparecerão, assim como resultados ruins, baixa na produtividade e outros problemas. O que diferencia um gestor de projetos de um excelente gestor de projetos é a sua capacidade de lidar com essas situações.

Tenha sempre um perfil apaziguador diante de desavenças entre a sua equipe, compartilhe méritos e não apenas os fracassos, delegue responsabilidade, e mesmo que seja difícil, tente se antecipar às situações de crise. Para isso, é preciso ter um planejamento consistente, com mapeamento diário das atividades, acompanhamento do feedback e expectativa de clientes, e as mudanças no mercado.

lider

Invista também na gestão de pessoas

Para que os projetos se realizem é essencial ter a participação ativa de pessoas que designem suas habilidades e motivação. A gestão de pessoas também permite avaliar as competências de cada um para as necessidades do seu negócio, desde o período de recrutamento até a avaliação do resultado final.

Por isso, nós enfatizamos, a importância do líder para conduzir e inspirar o seu time, valorizando suas qualidades individuais e ajudando-os a se capacitar onde for necessário.

FAÇA O DOWNLOAD DO PAINEL CANVAS PESSOAL:

CALLTOACTION1

Acredite nas suas ideias

Um gestor de projetos precisa assumir riscos para fazer que as suas ideias deem certo. Profissionais negativos, que não acreditam nas próprias habilidades, dificilmente conseguirão fazer com que uma equipe também acredite nelas e que um projeto tenha resultados.

Uma atitude positiva ajuda a definir o ritmo do time, a criar uma energia motivacional e a superar obstáculos mais facilmente. Acreditar em si mesmo é meio caminho andado para que os seus objetivos sejam alcançados.

E você, possui outras estratégias para o gerenciamento de projetos? Para conhecer outras dicas sobre como melhorar os resultados da sua empresa, não deixe de conferir o nosso curso básico de gestão de projetos baseado no PMBOK, considerado uma “bíblia” para qualquer líder e gestor de projetos. Além disso, preparamos um post especial com as 4 tendências em gestão para ficar de olho em 2016. Não deixe de conferir!

alexMe. ALEXANDER TERRA ANTUNES

Coautor de diversos livros, formado em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Projetos, especialista em Gestão de Processos e Mestre em Administração com ênfase em Marketing.